EB 2,3 de Vilarinho do Bairro participa no ‘Parlamento dos Jovens’
Pela primeira vez no seu historial, a Escola Básica 2º/3º CEB de Vilarinho do Bairro, agora renomeada de Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro, vai participar na sessão do “Parlamento dos Jovens”.
Trata-se de uma iniciativa da Assembleia da República, realizada anualmente. Divide-se em duas vertentes, Ensino Básico e Ensino Secundário, cada uma delas reflectindo sobre um determinado tema. Esses temas, escolhidos na sessão nacional do ano anterior, são os seguintes: para o Secundário, os 100 anos da República; para o Básico, a Educação Sexual nas Escolas.
Este processo, que tem a coordenação de três docentes desta escola, iniciou-se em Outubro, com alguma divulgação da actividade aos alunos. Entretanto, a escola teve que se inscrever, pois só assim poderia participar activamente na actividade.
No passado dia 16 de Dezembro concluiu-se o processo de apresentação de listas candidatas, as quais teriam obrigatoriamente que apresentar 10 alunos, pertencentes a qualquer ano, desde o 5º ao 9º. Juntamente com os candidatos, cada lista tinha que apresentar até três propostas, as quais serão debatidas em contexto da campanha eleitoral e, depois, nas sessões escolares.
O entusiasmo superou as expectativas, pois apresentaram-se quatro listas de candidatos, com as respectivas medidas. Ao todo, em todo o país (20 círculos eleitorais, ou seja, os 18 distritos mais as duas Regiões Autónomas) estão inscritas 425 escolas. Vilarinho é uma dessas escolas e elegerá, como a maioria das escolas 2 deputados efectivos e um suplente. Este número, contudo, varia consoante as escolas inscritas em cada círculo, podendo ir até um máximo de 6 elementos por escola. O certo é que, nesta fase inicial, serão eleitos 1410 deputados, dos quais 985 serão efectivos.
Em Janeiro, entre os dias 18 e 20, decorrerá a campanha eleitoral. Neste último dia acontecerá um debate alargado a toda a escola, prevendo-se a participação de um Deputado do Parlamento. Dia 21 não haverá actividades eleitorais, já que, como em qualquer eleição nacional, esse será o dia da reflexão. A eleição decorrerá no dia 25 de Janeiro, escolhendo os elementos para a Sessão Escolar. Estes elementos serão eleitos de acordo com o Método d’Hondt.
Nessa Sessão Escolar serão eleitos os dois representantes efectivos e o suplente que participarão na Sessão Distrital, prevista para as primeiras semanas de Março. Aí serão escolhidos os elementos que representarão os respectivos distritos (ou regiões) na Sessão Nacional, a decorrer nos dias 24 e 25 de Maio (ou 26 e 27 de Abril, no caso do ensino secundário).
rui.godinho@sapo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário