quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA


De acordo com o previsto no Projecto da Educação para a Saúde, assinalou-se no passado dia 30 de Novembro de 2009, o Dia Mundial da Sida, comemorado em todo o mundo a 1 de Dezembro. Os alunos de 9ºano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais desenvolveram trabalhos subordinados ao tema ”Evolução da Sida na região, no país e no mundo”.
Com estes trabalhos e com outros cartazes alusivos à temática organizou-se uma exposição no “Atrium” da Escola.
Foram ainda elaborados pequenos laços, representando o logótipo da Associação “Abraço”, que foram distribuídos à comunidade escolar pelas turmas do 9ºano (A e B).
O 9ºA, no âmbito da Área Curricular não Disciplinar de Formação Cívica, desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre mitos relacionados com esta doença, que serviu de base a um trabalho inter-pares com os alunos do 6ºC. Esta turma, após um debate sobre os mitos alusivos à Sida, recebeu uns marcadores de livros, com a desmitificação do mito.
Os alunos das duas turmas (9º A e 9º B) estavam preparados para colaborar com a ‘Abraço’, no 14º Peditório Nacional desta instituição, mas tal não aconteceu por motivos alheios à escola.
GABINETE SAÚDE NA ESCOLA

No âmbito do Projecto Educação para a Saúde funcionará na escola o “Gabinete Saúde na Escola”, quinzenalmente à 6ª feira.
Trata-se da visita de uma enfermeira, a fim de esclarecer qualquer dúvida ou questão sentida pelos seus alunos. São sessões extremamente práticas, direccionadas para dúvidas e esclarecimentos concretos dos alunos.

PARLAMENTO JOVEM













EB 2,3 de Vilarinho do Bairro participa no ‘Parlamento dos Jovens’

Pela primeira vez no seu historial, a Escola Básica 2º/3º CEB de Vilarinho do Bairro, agora renomeada de Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro, vai participar na sessão do “Parlamento dos Jovens”.
Trata-se de uma iniciativa da Assembleia da República, realizada anualmente. Divide-se em duas vertentes, Ensino Básico e Ensino Secundário, cada uma delas reflectindo sobre um determinado tema. Esses temas, escolhidos na sessão nacional do ano anterior, são os seguintes: para o Secundário, os 100 anos da República; para o Básico, a Educação Sexual nas Escolas.
Este processo, que tem a coordenação de três docentes desta escola, iniciou-se em Outubro, com alguma divulgação da actividade aos alunos. Entretanto, a escola teve que se inscrever, pois só assim poderia participar activamente na actividade.
No passado dia 16 de Dezembro concluiu-se o processo de apresentação de listas candidatas, as quais teriam obrigatoriamente que apresentar 10 alunos, pertencentes a qualquer ano, desde o 5º ao 9º. Juntamente com os candidatos, cada lista tinha que apresentar até três propostas, as quais serão debatidas em contexto da campanha eleitoral e, depois, nas sessões escolares.
O entusiasmo superou as expectativas, pois apresentaram-se quatro listas de candidatos, com as respectivas medidas. Ao todo, em todo o país (20 círculos eleitorais, ou seja, os 18 distritos mais as duas Regiões Autónomas) estão inscritas 425 escolas. Vilarinho é uma dessas escolas e elegerá, como a maioria das escolas 2 deputados efectivos e um suplente. Este número, contudo, varia consoante as escolas inscritas em cada círculo, podendo ir até um máximo de 6 elementos por escola. O certo é que, nesta fase inicial, serão eleitos 1410 deputados, dos quais 985 serão efectivos.
Em Janeiro, entre os dias 18 e 20, decorrerá a campanha eleitoral. Neste último dia acontecerá um debate alargado a toda a escola, prevendo-se a participação de um Deputado do Parlamento. Dia 21 não haverá actividades eleitorais, já que, como em qualquer eleição nacional, esse será o dia da reflexão. A eleição decorrerá no dia 25 de Janeiro, escolhendo os elementos para a Sessão Escolar. Estes elementos serão eleitos de acordo com o Método d’Hondt.
Nessa Sessão Escolar serão eleitos os dois representantes efectivos e o suplente que participarão na Sessão Distrital, prevista para as primeiras semanas de Março. Aí serão escolhidos os elementos que representarão os respectivos distritos (ou regiões) na Sessão Nacional, a decorrer nos dias 24 e 25 de Maio (ou 26 e 27 de Abril, no caso do ensino secundário).

rui.godinho@sapo.pt




quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

DIA DO NÃO FUMADOR

























A comemoração deste dia resultou duma excelente articulação entre Biblioteca Municipal de Anadia, a Biblioteca Escolar de Vilarinho do Bairro e o Projecto de Educação para a Saúde.
A consecução desta actividade foi realizada em Área de Projecto pelas turmas do 2º e 3º ciclo e pelos alunos da EB1 de Sangalhos.


Para assinalar esta data, foi proposto aos alunos das escolas de todo o concelho de Anadia, a elaboração de marcadores de livro com frases produzidas pelos alunos ou imagens que sensibilizassem a comunidade quanto aos malefícios do tabaco.
Os alunos foram informados dos malefícios do consumo do tabaco e dos principais meios de combate ao tabagismo, sobretudo na prevenção, na eliminação das fontes de exposição voluntária ao fumo e no apoio ou promoção de programas de incentivo ao abandono desse vício.
Os marcadores produzidos pelas diversas escolas foram posteriormente distribuídos à, pela biblioteca Municipal à população de Anadia, como forma de sensibilização da comunidade extra-escolar para esta problemática.
As temáticas a desenvolver eram: Tabagismo / Saúde; cancro do pulmão e outras doenças associadas ao uso do cigarro; tabagismo / qualidade de vida; tabagismo passivo; e prevenção do consumo do tabaco.
No passado dia 17 de Novembro de 2009, realizou-se na Biblioteca Escolar da EB nº2 de Vilarinho do Bairro, uma exposição com marcadores produzidos pelas outras escolas.